17 Principais Causas de Dor no Joelho e Como Tratar

Causas de dor no joelho sem ter tido um trauma (pancada ou torção), que aparecem subitamente ou devagar, após atividade física ou um esforço em casa / trabalho, por região do joelho:

dor no joelho ântero-posterior

Anterior:

Posterior:

dor no joelho

Medial (parte de dentro):

Lateral (parte de fora):

Medidas inicias para tratamento

Quando, por algum motivo, o joelho ou qualquer articulação sofre uma lesão, é aconselhado durante as primeiras 48 horas colocar compressas frias na zona lesionada para aliviar a dor e a inflamação.

Além disso, pode ser útil aplicar pomadas anti-inflamatórias, como de arnica, para combater os sintomas.

Para combater a dor e o inchaço no joelho

O princípio RICE sempre pode ser útil para diminuir os sintomas inflamatórios e melhorar os movimentos e consiste em: repouso, uso de gelo, compressão e elevação.

O gelo deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia durante 15 a 20 minutos e deve estar enrolado numa folha de papel toalha ou uma fralda fina, por exemplo, para evitar uma queimadura na pele. Depois do gelo, pode-se enfaixar o joelho com uma faixa compressiva para diminuir os movimentos e conter o inchaço e manter a perna elevada, permanecendo deitado na cama com um travesseiro por baixo do joelho e do calcanhar.

Após as primeiras 48 horas, aconselha-se, então, deixar o gelo e começar a aplicar compressas quentes, pois o calor faz relaxar a articulação ou o músculo lesionado, dando maior flexibilidade durante a fase de recuperação.

Sinais de alerta para ir ao médico

Você deve ir ao médico se não conseguir movimentar o joelho para qualquer posição sem sentir alguma dor e também se:

  • A dor no joelho for muito intensa,
  • Se não conseguir dobrar o joelho;
  • Se andar mancando;
  • Se tiver febre ou se a articulação parecer quente;
  • Se o joelho parecer deformado.

Referências:

  1. ANÁLISE DAS CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS DE LESÕES NA ARTICULAÇÃO DO JOELHO EM ATLETAS DE ESPORTE COLETIVO
  2. Dor nos membros inferiores

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
ortopedista de joelho
ortopedista de joelho

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

Aryanne Pires

Excelente profissional! Super atencioso e detalhista. Tirou minhas dúvidas sobre meu problema no joelho, explicando tudo com muita paciência. Super indico!

Larissa Machado

O Dr. Márcio é um profissional extremamente capacitado, de pronto indentificou a enfermidade e aplicou o tratamento adequado, e em pouco tempo voltei para minhas atividades! Super recomendo!

Alysson Lopes

Melhor ortopedista que já conheci. Atencioso, profissional, educado, faz questão de explicar tudo em um vocabulário acessível, sem apego à linguagem técnica, ajudando a qualquer um a compreender o que se passa. Importante registrar que não se trata de um profissional que atrasa e enrola o atendimento. Nos dias de hoje é raridade. Enfim, simplesmente, só elogios. Profissional irretocável.

Florentino Gonçalves Chaves Neto

Excelente profissional! Sempre foi educado e atencioso! Me socorreu em casa quando passei mal!!! Ele fez a cirurgia de reconstituição dos ligamentos cruzados do meu joelho, nunca tive problemas. Depois de uns 5 anos vou retornar para ser avaliado por causa de um outro problema. Abraço ao doutor!!!

CETFI CETFI

Dr. MArcio Silveira é um excelente profissional. Atencioso e detalhista! Levei minha namorada para ver um dor no joelho que nunca passava ! Nao queriamos operar ! Com o tratamento do dr. e sua equipe ( fisioterapeuta Juliana ) fomos bem tratados. Hoje ele faz apenas manutenção do tratamento e nao precisou nada relacionado a cirurgia! A equipe de atendimento mto atenciosa e cortes !