Hoffite ou Síndrome de Hoffa

Na região posterior ao ligamento patelar, popularmente conhecido como tendão patelar, possui uma estrutura vascularizada e gordurosa que é co-responsável pela nutrição desse ligamento denominada gordura de Hoffa. Sua inflamação é denominada Hoffite ou Síndrome de Hoffa, na maioria das vezes provocada por sobrecarga ou hiperssolicitação do mecanismo extensor.

hoffite

O que causa Hoffite?

A gordura de Hoffa tem a função de diminuir o atrito entre o tendão patelar e as estruturas adjacentes. Portanto, ela é uma espécie de proteção amortecendo o impacto gerado neste local. Se alguma carga maior que o habitual é gerada, ela acaba por se inflamar e proliferar. Isso é mais comumente visto em atletas que utilizam muito a corrida ou o salto. Contudo pode ser vista em trabalhadores que realizam movimento repetitivo como escadas ou pedais, pessoas com sobrepeso associado a fraqueza muscular, dentre outros. Isso é devido a sobrecarga ou hipersolicitação do mecanismo extensor do joelho.

Quais os sintomas?

A hoffite costuma causar uma dor na região anterior do joelho, logo atrás do tendão patelar e o exame clínico já pode identificar o problema. Exames de imagem como ressonância facilmente detectam.

A hoffite pode causar dor, inchaço ao redor do ligamento patelar (muitas vezes é confundida com tendinite devido ter sintomas semelhantes), aumento de temperatura local do joelho e às vezes, dificuldade de movimentação. O fato de movimentar o joelho, principalmente na hora da extensão (esticar) pode causar bastante desconforto.

Como tratar a Hoffite?

Sempre deve-se buscar a causa da Hoffite e tratar esta causa. A depender da causa, ela volta ao seu estágio normal sem grandes esforços. Para os casos em que os sintomas são muito aflorados, deve-se iniciar: analgésicos / antiinflamatórios, fisioterapia, crioterapia (gelo), repouso. Alguns casos tem resposta muito positiva com infiltração de corticoide intra-articular.

A hoffite causado por trauma, deve fazer o repouso e medicação. Quando causada por esforço repetitivo ou hiperssolicitação do mecanismo extensor no esporte, no trabalho ou nas atividades diárias é diferente. Tem alívio após afastamento temporário ou apenas pela diminuição dessas atividades. Após melhora, realizar fortalecimento e reequilíbrio muscular do joelho. Deve-se avaliar a presença de encurtamentos músculo-tendíneos ou fraqueza muscular, posturas viciosas e distúrbios de alinhamento do joelho. Saiba mais >

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
ortopedista de joelho
ortopedista de joelho

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *