Gonartrose: saiba como identificar e tratar a artrose do joelho

O que é gonartrose?

Gonartrose: o prefixo gono vem do grego (gonu) se refere a joelho. Gonartrose é a artrose do joelho, ou mais corretamente osteoartrite de joelho. Gonalgia por exemplo significa dor no joelho.

Trata-se de uma artrose do joelho, ou seja, degeneração articular do joelho.
gonartrose

A gonartrose, ou osteoartrose do joelho, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição e deformidade da cartilagem articular do joelho. A doença é comum durante o envelhecimento e pode causar muita dor e incapacidade funcional. 
Pode ser dividida em sem causa conhecida (dita idiopática ou primária) ou com causa conhecida.  Existem alguns fatores de risco relacionados ao surgimento da gonartrose: fatores genéticos; idade avançada; problemas nas estruturas das articulações; alterações de metabolismo; traumas; obesidade; entre outros. 

Sintomas

  • Dor
  • Rigidez
  • Inchaço
  • Crepitação
  • Deformidades (desvios dos eixos dos joelhos)

Diagnóstico da gonartrose

O diagnóstico é realizado com uma boa história clínica do paciente e exames de imagem, como a radiografia. Em situações específicas, o médico poderá solicitar exames adicionais, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.

O diagnóstico pode ser iminentemente clínico, com sintomas como dor protocinética, rigidez matinal, deformidade e aumento articular. A utilização de radiografias auxilia na investigação, embora haja uma disparidade clínico-radiográfica: pacientes com poucas alterações muitas vezes apresentam sintomas paradoxalmente maiores.

Os achados radiográficos predominantes são:

  • diminuição do espaço articular;
  • esclerose subcondral;
  • cistos ósseos;
  • osteofitose.

Exames mais complexos pouco auxiliam no diagnóstico. Ultrassonografia não presta qualquer auxílio. Ressonância nuclear magnética é mais indicada quando se suspeita de fraturas subcondrais ou condromalácia patelar. Tomografia computadorizada não é mais fidedigna do que a radiografia simples no diagnóstico, graduação da gravidade ou conduta na gonartrose.

Classificação

Classificação de Ahlback modificada por Keyes para avaliação de artrose de joelho:

  • TIPO 1 – Redução do espaço articular na radiografia em AP
  • TIPO 2 – Obliteração do espaço articular na radiografia em AP
  • TIPO 3 – Pinçamento ou atrito no planalto tibial na radiografia em AP
  • TIPO 4 – Atrito no planalto tibial de 5 a 10 mm; osteófitos posteriores; subluxação tibial < 10 mm
  • TIPO 5 – Subluxação anterior da tibia > 10 mm

Tratamento da gonartrose

A osteoartrose não tem cura, porém com o tratamento adequado, as dores poderão ser aliviadas e o paciente terá mais qualidade de vida. Inicialmente com fortalecimento muscular, passando por medicações, até cirurgia.

Saiba mais sobre os tratamentos: conservador com medicação e fisioterapia e operatórios >

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
ortopedista de joelho
ortopedista de joelho

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

Aryanne Pires

Excelente profissional! Super atencioso e detalhista. Tirou minhas dúvidas sobre meu problema no joelho, explicando tudo com muita paciência. Super indico!

Larissa Machado

O Dr. Márcio é um profissional extremamente capacitado, de pronto indentificou a enfermidade e aplicou o tratamento adequado, e em pouco tempo voltei para minhas atividades! Super recomendo!

Alysson Lopes

Melhor ortopedista que já conheci. Atencioso, profissional, educado, faz questão de explicar tudo em um vocabulário acessível, sem apego à linguagem técnica, ajudando a qualquer um a compreender o que se passa. Importante registrar que não se trata de um profissional que atrasa e enrola o atendimento. Nos dias de hoje é raridade. Enfim, simplesmente, só elogios. Profissional irretocável.

Florentino Gonçalves Chaves Neto

Excelente profissional! Sempre foi educado e atencioso! Me socorreu em casa quando passei mal!!! Ele fez a cirurgia de reconstituição dos ligamentos cruzados do meu joelho, nunca tive problemas. Depois de uns 5 anos vou retornar para ser avaliado por causa de um outro problema. Abraço ao doutor!!!

CETFI CETFI

Dr. MArcio Silveira é um excelente profissional. Atencioso e detalhista! Levei minha namorada para ver um dor no joelho que nunca passava ! Nao queriamos operar ! Com o tratamento do dr. e sua equipe ( fisioterapeuta Juliana ) fomos bem tratados. Hoje ele faz apenas manutenção do tratamento e nao precisou nada relacionado a cirurgia! A equipe de atendimento mto atenciosa e cortes !