Índice
O que é gonartrose?
Gonartrose: o prefixo gono vem do grego (gonu) se refere a joelho. Gonartrose é a artrose do joelho, ou mais corretamente osteoartrite de joelho. Gonalgia por exemplo significa dor no joelho.
Trata-se de uma artrose do joelho, ou seja, degeneração articular do joelho.

A gonartrose, ou osteoartrose do joelho, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição e deformidade da cartilagem articular do joelho. A doença é comum durante o envelhecimento e pode causar muita dor e incapacidade funcional.
Pode ser dividida em sem causa conhecida (dita idiopática ou primária) ou com causa conhecida. Existem alguns fatores de risco relacionados ao surgimento da gonartrose: fatores genéticos; idade avançada; problemas nas estruturas das articulações; alterações de metabolismo; traumas; obesidade; entre outros.
Sintomas
- Dor
- Rigidez
- Inchaço
- Crepitação
- Deformidades (desvios dos eixos dos joelhos)
Diagnóstico da gonartrose
O diagnóstico é realizado com uma boa história clínica do paciente e exames de imagem, como a radiografia. Em situações específicas, o médico poderá solicitar exames adicionais, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.
O diagnóstico pode ser iminentemente clínico, com sintomas como dor protocinética, rigidez matinal, deformidade e aumento articular. A utilização de radiografias auxilia na investigação, embora haja uma disparidade clínico-radiográfica: pacientes com poucas alterações muitas vezes apresentam sintomas paradoxalmente maiores.
Os achados radiográficos predominantes são:
- diminuição do espaço articular;
- esclerose subcondral;
- cistos ósseos;
- osteofitose.
Exames mais complexos pouco auxiliam no diagnóstico. Ultrassonografia não presta qualquer auxílio. Ressonância nuclear magnética é mais indicada quando se suspeita de fraturas subcondrais ou condromalácia patelar. Tomografia computadorizada não é mais fidedigna do que a radiografia simples no diagnóstico, graduação da gravidade ou conduta na gonartrose.
Classificação
Classificação de Ahlback modificada por Keyes para avaliação de artrose de joelho:
- TIPO 1 – Redução do espaço articular na radiografia em AP
- TIPO 2 – Obliteração do espaço articular na radiografia em AP
- TIPO 3 – Pinçamento ou atrito no planalto tibial na radiografia em AP
- TIPO 4 – Atrito no planalto tibial de 5 a 10 mm; osteófitos posteriores; subluxação tibial < 10 mm
- TIPO 5 – Subluxação anterior da tibia > 10 mm
Tratamento da gonartrose
A osteoartrose não tem cura, porém com o tratamento adequado, as dores poderão ser aliviadas e o paciente terá mais qualidade de vida. Inicialmente com fortalecimento muscular, passando por medicações, até cirurgia.
Saiba mais sobre os tratamentos: conservador com medicação e fisioterapia e operatórios >
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.