Fraturas fisárias (placa de crescimento) no joelho

O osso cresce à medida que tecido é adicionado ao disco epifisário (placa de crescimento), emoldurado proximalmente pela metáfise e distalmente pela epífise. A idade em que a placa de crescimento fecha e o crescimento ósseo cessa varia de acordo com o osso, porém a placa de crescimento é fechada em todos os ossos por volta dos 20 anos de idade.

Antes do fechamento, a placa de crescimento consiste na parte mais frágil do osso e, por isso, é frequentemente rompida quando se aplica força. As fraturas da placa de crescimento podem se estender para a metáfise e/ou a epífise; os diferentes tipos são classificados pelo sistema de Salter-Harris (Classificação de Salter-Harris das fraturas do disco epifisário).

Crianças com lesões atingindo a epífise, bem como a placa de crescimento (Salter tipos III e IV) ou que comprimam a placa de crescimento (Salter tipo V) tendem a ter pior prognóstico.

Conheça sobre a luxação de patela >

Diagnóstico

  • Radiografias simples

Há suspeita de descolamento epifisário nas crianças com dor e edema localizados sobre a placa de crescimento e que não conseguem movimentar ou sustentar peso com o membro afetado.

Radiografias simples são o exame diagnóstico preferido. Se os resultados forem ambíguos, a comparação com radiografias do membro contralateral podem ajudar. Apesar do uso de incidências comparativas, as radiografias podem parecer normais nos tipos I e V de Salter. Se as radiografias parecerem normais, mas houver suspeita de fratura na placa de crescimento, presume-se que os pacientes tenham uma fratura, e procede-se à imobilização com tala ou gesso e os pacientes são reexaminados alguns dias depois. Dor e sensibilidade contínuas sugerem fratura da placa de crescimento.

Tratamento

  • Redução fechada (se necessário) e imobilização ou redução aberta com fixação interna (RAFI), dependendo da fratura

Dependendo da fratura, o tratamento fechado é normalmente suficiente para os tipos I e II; a RAFI costuma ser necessária para os tipos III e IV.

Os pacientes com lesões do tipo V devem ser encaminhados a um ortopedista pediátrico, pois essas lesões quase sempre levam a anormalidades no crescimento.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
ortopedista de joelho
ortopedista de joelho

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Resposta ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Aryanne Pires

Excelente profissional! Super atencioso e detalhista. Tirou minhas dúvidas sobre meu problema no joelho, explicando tudo com muita paciência. Super indico!

Larissa Machado

O Dr. Márcio é um profissional extremamente capacitado, de pronto indentificou a enfermidade e aplicou o tratamento adequado, e em pouco tempo voltei para minhas atividades! Super recomendo!

Alysson Lopes

Melhor ortopedista que já conheci. Atencioso, profissional, educado, faz questão de explicar tudo em um vocabulário acessível, sem apego à linguagem técnica, ajudando a qualquer um a compreender o que se passa. Importante registrar que não se trata de um profissional que atrasa e enrola o atendimento. Nos dias de hoje é raridade. Enfim, simplesmente, só elogios. Profissional irretocável.

Florentino Gonçalves Chaves Neto

Excelente profissional! Sempre foi educado e atencioso! Me socorreu em casa quando passei mal!!! Ele fez a cirurgia de reconstituição dos ligamentos cruzados do meu joelho, nunca tive problemas. Depois de uns 5 anos vou retornar para ser avaliado por causa de um outro problema. Abraço ao doutor!!!

CETFI CETFI

Dr. MArcio Silveira é um excelente profissional. Atencioso e detalhista! Levei minha namorada para ver um dor no joelho que nunca passava ! Nao queriamos operar ! Com o tratamento do dr. e sua equipe ( fisioterapeuta Juliana ) fomos bem tratados. Hoje ele faz apenas manutenção do tratamento e nao precisou nada relacionado a cirurgia! A equipe de atendimento mto atenciosa e cortes !